Aniversariantes do Mês

• Este evento já passou.

Encontro de servidores contra a PEC 32 finaliza com indicação de greve geral dos serviços públicos para o dia 18 de agosto

31 31America/Sao_Paulo julho 31America/Sao_Paulo 2021 @ 08:00 - 17:00

Um marco na história da luta pelos direitos dos servidores das três instâncias de governo do país. Essa foi a avaliação, da maioria, dos participantes do Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Serviço Público. O evento debateu a PEC 32 (Proposta de Emenda Constitucional que prevê a reforma Administrativa) e foi realizado virtualmente, quinta e sexta-feira (29/ 30). O encontro culminou com a produção de um manifesto e de um indicativo de greve geral dos serviços públicos, para ocorrer próximo dia 18 de agosto.
O SINDALESP esteve presente no evento e foi representado pelo presidente da entidade Filipe Leonardo Carriço.
O encontro foi organizado pelas centrais sindicais CUT, CSP-CONLUTAS, CTB, PÚBLICA, CGTB, UGT, Força Sindical, Intersindical Central da classe trabalhadora, NCST – Nova central, CSB e Intersindical, além de outras entidades representativas do movimento de trabalhadores e trabalhadoras como FONASEFE, Movimento BASTA, UPB – União dos Policiais do Brasil, e também da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público.

Público recorde
Segundo organizadores do evento, o encontro foi um dos mais representativos já realizado no país. Foram mais de 5 mil inscritos e mais de 15 mil visualizações nas redes sociais, somente no primeiro dia.
Na sexta-feira, os números também demonstraram o sucesso do evento. Foram formados 16 grupos de trabalho, somando mais de 1.200 servidores, sendo 43% Municipais, 33% Estaduais, 28% Federais e 3% de outros setores.
Para o presidente da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo (Feesp-Esp), Lineu Neves Manzano, o evento entrou para a história de lutas e foi um marco para o movimento sindical, demonstrando a unidade dos servidores para barrar a aprovação da PEC 32.

Abertura
Na noite de quinta-feira, líderes de centrais sindicais, confederações, federações e sindicatos e Deputados estaduais e federais participaram de uma transmissão, onde se posicionaram contra a aprovação da PEC 32. O evento foi transmitido pelas redes sociais. É possível rever acessando o link,
Na sexta-feira, o encontro teve início às 9 horas da manhã com o pronunciamento de líderes sindicais. Entre eles, João Domingos, presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), um dos organizadores do evento.
Em seguida os participantes foram divididos em grupos para debaterem as ações que darão continuidade a mobilização contra a reforma Administrativa. (Reveja acessando o link .)
No período da tarde, a Coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fatorelli fez uma exposição didática sobre o funcionamento do sistema financeiro e a origem da crise econômica mundial e nacional. Por meio de dados, ela demonstrou a relação entre o aumento da dívida pública e o lucro dos bancos e consequentemente a sequência de medidas do governo até chegar a PEC 32.
Em seguida falou o professor Fausto Augusto. Ele apresentou dados sobre o funcionalismo público no Brasil e como a PEC 32 irá prejudicar os servidores e os serviços públicos. Ambas as palestras estão disponíveis no link)

Manifesto
O resultado dos debates originou um documento de oito páginas que aponta o
caminho para o combate à aprovação da PEC 32. (Clique aqui para ler o manifesto na íntegra).
Também foi aprovado os encaminhamentos de luta, no qual consta as ações que serão realizadas nos próximos dias.

Matéria: Inês Ferreira

Data: