VÍDEO: Biden diz que os EUA “não foram construídos por Wall Street” e defende sindicatos

Em discurso, o presidente americano Joe Biden afirmou que os Estados Unidos “não foram construídos por Wall Street” e defendeu sindicatos.

“Os Estados Unidos não foram construídos por Wall Street, foram construídos pela classe trabalhadora, e os sindicatos construíram a classe trabalhadora. Os sindicatos colocaram poder na mão dos trabalhadores. Eles nivelam o jogo”.

Ele destaca o papel dos sindicatos na defesa da classe nos grupos minoritários e promete dialogar com as associações durante sua gestão.

“Deixe-me ser muito claro: não cabe a mim decidir se alguém deve ser sindicalizado. Mas me deixe ser ainda mais claro: também não cabe ao empregador decidir isso. A decisão de se sindicalizar é dos trabalhadores”.

Citando a pandemia e a crise econômica do país, o presidente americano afirmou:

“Não deverá ter intimidação, coerção, ameaça ou propagandas contra sindicatos. Nenhum supervisor deve confrontar os trabalhadores em relação às suas preferências sindicais”.

O discurso de Joe Biden ocorre após a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovar uma lei que aumenta o poder de organização dos sindicatos do país.

No fim deste mês, 6 mil funcionários de um armazém da Amazon em Bessemer (Alabama) devem anunciar a decisão sobre a criação de um sindicato para negociar melhores condições com a empresa.

Funcionários da empresa de Jeff Bezos têm se revoltado pelo ritmo intenso de trabalho com os produtos vendidos pela líder mundial de comércio eletrônico e reclamam também dos protocolos adotados pela Amazon durante a pandemia.

Clique  na imagem para assistir.