Sindalesp presente na mobilização pela “Defesa da Democracia e da Justiça”

1º tesoureiro do sindalesp, Maurício Nespeca.

O Sindalesp esteve presente no manifesto em Defesa da Democracia e da Justiça, organizado pela Faculdade de Direito, da USP, em São Paulo. Milhares de pessoas se reuniram no Largo São Francisco. Entre elas, cidadãos comuns, estudantes e entidades representativa de movimentos populares, trabalhadores e de servidores públicos. O Sindalesp foi representado pelo 1º tesoureiro da entidade Maurício Nespeca.

A abertura da cerimônia foi feita pelo professor Carlos Gilberto Carlotti Júnior, reitor da USP, que iniciou sua fala afirmando que, “aqueles que rejeitam e agridem a democracia não protegem o saber”.
Na ocasião foi lida a “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”, redigida com o apoio de entidades como a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo e a Anistia Internacional, entre outros.
O documento foi inspirado por outra carta escrita em agosto de 1977 — a “Carta aos Brasileiros”, que denunciava a ilegitimidade do governo militar e conclamava o restabelecimento do estado de direito.
A carta afirma que “a estabilidade democrática, o respeito ao Estado de Direito e o desenvolvimento são condições indispensáveis para o Brasil superar os seus principais desafios”.
“O país passa por um “momento de imenso perigo para a normalidade democrática, risco às instituições da República e insinuações de desacato ao resultado das eleições”.
Ainda segundo o documento, “Independentemente da preferência eleitoral ou partidária de cada um, clamamos as brasileiras e brasileiros a ficarem alertas na defesa da democracia e do respeito ao resultado das eleições”.