Posse da nova diretoria do Sindilex reúne lideranças sindicais dos servidores públicos

União e fortalecimento da luta para preservar os direitos de servidores públicos de todas as esferas e um novo modelo sindical voltado para aos anseios da sociedade.

Essa foi a tônica dos pronunciamentos dos líderes sindicais que participaram, no último dia 14 de fevereiro, da posse da diretoria do Sindilex (Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal e do Tribunal de Contas do Município de São Paulo).

Filipe Leonardo Carriço, presidente do Sindalesp, esteve presente na solenidade virtual. Ele falou sobre a importância do Sindilex na representação dos servidores municipais e relembrou os momentos em que as duas entidades caminharam juntas, inclusive em eventos esportivos.

A solenidade contou com a participação de mais de 40 pessoas. Todos elogiaram a gestão que encerrou da presidente de Sônia Maria Corrêa Alves. Ela deu início à reunião agradecendo a participação dos líderes sindicais e em seguida empossou e passou a palavra para o novo presidente Daniel dos Santos. Entre outros assuntos, Daniel destacou a necessidade de o sindicato ter uma política de luta que contemple um projeto nacional de defesa do servidor. Segundo o presidente, o sindicato tem que ser um agente de transformação, que ouse lutar e vencer.

Marcos Alcyr Brito de Oliveira, vice-presidente do Sindilex e diretor de Educação Cultura da Pública Central do Servidor, afirmou que precisa haver uma transformação da sociedade, um resgate do serviço público, do orgulho de ser brasileiro e da cidadania.

José Gozze, presidente da Pública, lembrou que sindicato não é um instrumento apenas para lutar por conquistas financeiras, mas também que busca o fortalecimento do Estado e dos servidores públicos. Ele lembrou as últimas mobilizações contra as reformas de governos que trazem prejuízos para os servidores, como a luta contra a aprovação da PEC 32 (Projeto de Emenda Constitucional que prevê a reforma Administrativa).

O evento contou também com a participação especial de Jorge Kayano, médico sanitarista da USP (Universidade de São Paulo) e pesquisador do Instituto Pólis. Ele falou sobre as mudanças no movimento sindical e destacou a importância de um sindicato voltado não somente para a categoria, mas também que dialogue com a sociedade.

(Inês Ferreira)