Matricule-se gratuitamente no curso do DIEESE!

Qual a importância da classe trabalhadora para a construção da democracia? Matricule-se gratuitamente no curso sobre a História do Movimento Sindical no Brasil.

Apresentação do Curso

Este curso apresentará ao estudante o contexto histórico do surgimento dos primeiros sindicatos na Europa e um percurso cronológico dos sindicatos no Brasil. Essa trajetória possibilitará a compreensão do conceito de sindicato e, consequentemente, a compreensão do papel histórico dessa instituição na constituição do mundo democrático contemporâneo.

1. Definição de sindicato e contexto histórico

2. O movimento sindical na Primeira República

3. O primeiro governo Vargas e o enquadramento sindical

4. As iniciativas intersindicais durante a “República Populista”

5. O golpe civil-militar e o “Novo Sindicalismo”

6. Panorama do Movimento Sindical na Nova República

Formato

O curso está dividido em seis aulas. Para cada aula há um vídeo introdutório, textos, dicas de vídeos e exercícios. O tempo estimado para o desenvolvimento de cada aula é de duas horas.

Sobre o professor autor:

Samuel Fernando de Souza

Professor da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho desde 2012. Formado em História pela UNESP e doutor em História Social do Trabalho pela Unicamp.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8685129398338777

Para acessar o curso, clique aqui!