José Calixto Ramos é homenageado no evento ‘Brasil em 200 Nomes no Bicentenário da Independência’

Para comemorar o bicentenário da independência as centrais sindicais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central e CSB apresentaram uma seleção de 200 nomes de personalidades que tiveram impacto positivo na vida dos trabalhadores desde 1822. José Calixto Ramos é incluído na seleta lista de homenageados por seu relevante legado sindical

Kátia Rodrigues representou a NCST, a CSPB e a Fessp-Esp no histórico evento sindical

Nesta segunda-feira (15/08) a Diretora Suplente da Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST, Diretora de Assuntos da Mulher e de Gêneros da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB e Diretora de Assuntos da Mulher da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo – Fessp-EspKátia Rodrigues “Katita”, representou as três entidades no evento ”Brasil em 200 Nomes no Bicentenário da Independência”, organizado pelas centrais sindicais com o objetivo de resgatar a história de lutas de 200 nomes de personalidades que tiveram impacto positivo na vida dos trabalhadores desde 1822.

Clique AQUI e tenha acesso à relação completa

Assista à participação da líder sindical dirigente da CSPB:

Assista o evento completo

Sobre o evento e seus homenageados

Organizada por ordem de nascimento, a seleção constitui um panorama dos últimos 200 anos, desde as lutas pela independência, pela República, pela abolição, passando pelo modernismo, pelo trabalhismo dos anos de 1930, pelas primeiras lutas sindicais e políticas, pela resistência à ditadura militar, pela redemocratização, construção das centrais sindicais, até os dias atuais.

São nomes pesquisados, levantados e indicados por um amplo grupo de trabalho que se formou em torno das centrais. A ideia foi dar à seleção um caráter diversificado – contemplando diversos setores da sociedade, progressista – relacionando aqueles que de alguma forma são guiados por uma concepção progressista da sociedade, e popular – com nomes conhecidos e de grande projeção, ao lado daqueles que merecem projeção e revitalização da memória.

O projeto Brasil em 200 nomes foi lançado nesta segunda-feira  15 de agosto de 2022, às 10 horas, na Câmara Municipal de São Paulo, com a palestras e a apresentação da Corporação Musical Operária da Lapa.

O projeto ficará disponível no site do Centro de Memória Sindical que hospedará a lista, o material “Brasil em 200 obras”, além de artigos e uma linha do tempo das lutas dos trabalhadores.

Fonte: Centro de Memória Sindical com adaptações da Secom/CSPB