Sindalesp parabeniza todas ás mulheres por seu dia de luta

 Sindalesp parabeniza todas ás mulheres por seu dia de luta

O Sindalesp apoia todos os movimentos de defesa e de conquistas de direitos das mulheres. O sindicato está atento ao calendário de lutas e participa ativamente de eventos e mobilizações sobre esse tema. Para o Sindalesp o dia 8 de março é uma data que jamais deve ser esquecida.
A luta pelos direitos das mulheres teve início em1908, com uma greve das mulheres que trabalhavam numa fábrica de confecção de camisas, localizada em Nova York.
Em 1910, realizou-se na Dinamarca a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas. Na ocasião, Clara Zetkin, do Partido Comunista Alemão, propôs a criação de um dia dedicado às mulheres.
A luta foi acirrada quando em 25 de março de 1911 um incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist Company matou 146 mulheres, das 500 que trabalhavam no local. A maioria era imigrante e tinha em média 14 anos.
A comemoração do Dia Internacional da Mulher teve início em 1917, quando milhares de mulheres se reuniram no protesto na Rússia que ficou conhecido como “Pão e Paz”.
Nesse protesto, cerca de 90 mil operárias russas percorreram as ruas reivindicando melhores condições de trabalho e de vida. Esse evento, que deu origem ao Dia Internacional da Mulher, que ficou conhecido como “Pão e Paz.

Inês Ferreira