Protesto contra a PEC 32 lota a Praça da República

Servidores públicos e outros trabalhadores lotaram a Praça da República, na tarde de hoje, em protesto contra a PEC 32 e a favor do PLC 26. Os protestos, seguido por greve-geral, ocorreram em todo o país e foram liderados por entidades que representam servidores públicos.

 O SINDALESP esteve presente na manifestação representado pela vice-presidente da entidade Desirée Sepe De Marco, o 1º tesoureiro do sindicato Joalve Vasconcelos dos Santos, o 1º secretário Maurício Nespeca e o membro do Conselho Fiscal do sindicato Marcelo Correia Lima.

 A mobilização teve início às 16 horas. Por volta das 17 horas, os manifestantes caminharam até a avenida São Luiz onde pararam na frente da Prefeitura de São Paulo. Em cima de um caminhão de som, líderes sindicais criticaram as atitudes dos governos estadual e federal. Em seguida eles foram até a Praça João Mendes, onde a manifestação foi encerrada.

 Sucesso

Estavam presentes no manifesto representantes de todas as centrais sindicais. A manifestação também reuniu trabalhadores de outras categorias.

 “O servidor atendeu ao chamado contra a PEC 32. Não vamos parar essa luta. Muita gente veio ao protesto. Vamos continuar a luta”, disse o presidente da Pública Central do Servidor, José Gozze.

Segundo participantes do evento, o manifesto abriu o debate para que a sociedade decida o modelo de Estado que ela deseja.

 Volta às ruas

Esta foi considerada a primeira grande manifestação presidencial de servidores públicos desde que começou a pandemia da Covid-19. As manifestações de todo o país foram transmitidas ao vivo

Lineu Neves Manzano, presidente da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo (Fessp-Esp), participou das transmissões mediando a participação de sindicalistas.

Durante a transmissão o presidente leu uma carta da Federação Nacional dos Serviços Públicos de Portugal, que foi enviada a Fessp-Esp em solidariedade aos trabalhadores brasileiros.

(Clique aqui e assista à mobilização)

 

Inês Ferreira